Cursos Regulares

Atelier Musical Enny Parejo

formação e atualização de professores

Local dos encontros

ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo – Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Informações e inscrições: com enny.parejo@gmail.com

Ou com Raquel Braga – (11)94167-9001 (whatsapp)

CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO

Curso teórico prático que visa sensibilizar e capacitar os participantes para escuta e percepção de si e de seus alunos por meio de práticas corporais lúdicas, sensíveis e criativas.  Para isso, promove a exploração de possibilidades de uso do corpo individual e coletivamente e de organização do espaço, incluindo uso de diferentes materiais e diálogo com a linguagem musical.

Objetivos

  • Sensibilizar educadores para escuta, percepção e expressividade do seu próprio corpo e dos corpos de seus alunos;
  • Proporcionar vivências e reflexões relacionadas à linguagem do movimento tendo em vista aplicabilidade em contexto escolar;
  • Apresentar princípios básicos de organização corporal e técnicas de massagem;
  • Apresentar conceitos chave da coreologia (estudo e análise do movimento): corpo, espaço e dinâmicas (expressividade) aplicados à educação;
  • Promover compartilhamento de idéias, práticas e projetos relacionados ao tema do curso;

Conteúdos

  • Introdução à Coreologia (estudo e análise do movimento desenvolvido por Rudolf Laban);
  • Práticas corporais expressivas e suas contribuições para a formação global cultural, social, cognitiva, motora da criança/ adolescente/ adulto;
  • Atividades lúdicas e criativas de dança;
  • Brincadeiras de roda e jogos de mão;
  • Princípios básicos de organização corporal e técnicas de massagem.

Dirigido a: professores e estudantes de dança, música, pedagogia, educação física, terapeutas e demais interessados.

Datas e horários: 20/08; 03 e 17/09; 01 e 22/10; 05 e 19/11; 03/12, das 9h00 as 13h00.

Carga horária total: 32 horas (4 horas por encontro)

Investimento: $ 720,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 648,00 ou
  • Duas parcelas de $ 360,00 (uma no ato da inscrição, por depósito bancário, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a serem entregues no primeiro dia de curso), ou
  • Três parcelas de $ 252,00 (uma no ato da inscrição, por depósito bancário, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a serem entregues no primeiro dia de curso), ou
  • Oito parcelas de $100,00 (uma no ato da inscrição, por depósito bancário, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a serem entregues no primeiro dia de curso)

Incluído no valor do curso: caderno de anotações e envio de material de apoio (digital) – textos, músicas utilizadas no curso e referências para aprofundamento.

Professora: Melina Sanchez

Melina Sanchez – Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres) e LabanDidática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo). Foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Na interface entre Dança e Educação Musical atua em pesquisa e ensino, bem como em projetos de educação continuada para professores. Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Como bailarina, foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) por seis anos. Atualmente é professora do Curso Superior de Música e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e integra o Núcleo de Pesquisa em Coreologia no Instituto Caleidos.

Didática da Iniciação Musical Infantil – Módulo I

Ideias e estratégias para musicalizar na faixa etária de 3 a 10 anos

Este curso tem por objetivos proporcionar ao participante vivências praticas e reflexivas norteadoras para as aulas de música; orientar o caminho didático da iniciação musical infantil, na faixa etária dos 03 aos 10 anos; discutir sobre a escolha de conteúdos e repertórios significativos para as aulas; e ainda, refletir sobre um novo paradigma filosófico possível para fundamentar as ações em Educação Musical, com base nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

Por muitos anos, a Educação Musical se caracterizou pelo excesso de racionalismo e pelo tecnicismo das práticas, muitos dos problemas enfrentados por aqueles que ensinam música na atualidade, decorrem dessa visão reducionista do processo de educar. É necessário compreender o aluno e o próprio processo de educar numa perspectiva multidimensional, equilibrando teoria e prática, razão e sensibilidade, técnica e criatividade.

Dirigido a: Educadores musicais; professores de Música e Educação Artística; professores de creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental (com conhecimentos mínimos de música); estudantes de Música, Educação Artística e Pedagogia e demais interessados em música como um caminho para o desenvolvimento humano.

Datas e Horários: Encontros aos sábados, nas seguintes datas: 26/08; 16/09; 07 e 28/10; 18/11; 02 e 09 /12, das 9h00 as 13h00 e das 14h30 as 18h30

Conteúdos:

Temas práticos:

  • PARÂMETROS PARA A ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES MUSICAIS: Escuta, Expressão, Interação, Contextualização.
  • A ESCUTA MUSICAL E O AUTOCONHECIMENTO – O processo de escuta musical proposto por Rolf Gelewski. Atitudes de escuta. Escuta musical sensível e Estorinhas para ouvir. Escuta e movimento expressivo.
  • A PAISAGEM SONORA – A escuta dos sons do mundo sons ambientais, da natureza, paisagens sonoras diversas. Atividades de coleta de sons. Atividades propostas por Murray Schafer.
  • PESQUISA E PRODUÇÃO SONORA/IMPROVISAÇÃO – Pesquisa sonora: sons vocais e instrumentais, fontes sonoras, sons do ambiente. Sonorização. Produção sonora: criações sonoras, partituração simbólica. Improvisação.
  • COMPONENTES DA MÚSICA: forma, ritmo, melodia, timbre, propriedades do som.
  • INTRODUÇÃO À APRECIAÇÃO MUSICAL – A orquestra sinfônica. O grupo de choro.
  • INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL TRADICIONAL – Vivência de elementos de linguagem e parâmetros sonoros por meio do movimento e de canções.  Desenvolvimento da acuidade auditiva. Elementos da rítmica e da melódica. Introdução à leitura e escrita.

Temas Teóricos:

  • A multidimensionalidade do ser humano: corpo, razão e emoção na educação.
  • Contribuições do pensamento complexo e transdisciplinar para a Educação Musical.
  • Organização curricular e conteúdos para o ensino da música.
  • A dialogicidade de Paulo Freire.

Carga horária total: 56 horas

Investimento: $ 1.260,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 1.134,00 ou
  • Duas parcelas de $ 630,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado)
  • Três parcelas de $ 420,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com dois cheques pré-datado, a serem entregues no primeiro dia de curso),
  • Sete parcelas de $ 185,00, uma no ato da inscrição (por depósito bancário) e mais 6 com cheques pré-datados, a serem entregues no primeiro dia de curso)

Incluído no valor do curso: uma apostila, 2 CDs, envio de textos e apresentações do Power Point.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo – Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Professora da ONG Músicos do Futuro. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.

MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS

A música permite ao bebê comunicar-se

com as pessoas  e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue

às maravilhosas interações

que teremos com ele

em sua tenra infância.

A música e as brincadeiras criarão

uma cumplicidade afetiva…

O bebê desenvolverá autoestima,

autoconfiança e conquistará

facilmente seu lugar na vida social.

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e estimulação musical de bebês; fundamentar a atividade de musicalização nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.

Dirigido a: professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Datas e horários: 27/08; 24/09; 29/10; 12 e 26/11, das 9h00 as 13h00.

Carga horária total: 20 horas

Conteúdos:

  • O bebê e a música: aspectos neurológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil – literatura especializada;
  • A atitude do professor: observação, interação e comunicação;
  • A estimulação multissensorial do bebê: auditiva, visual, tátil e motora;
  • A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento afetivo do bebê;
  • Estratégias didáticas privilegiadas: canções para tocar o bebê, apresentação de instrumentos e fontes sonoras interessantes;
  • Organização das aulas de música e do currículo;
  • A preparação de mamães, babás e acompanhantes para atuar musicalmente com o bebê.

Investimento: $ 450,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 405,00 ou
  • Duas parcelas de $ 225,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias, com cheque pré-datado)
  • Cinco parcelas de $ 95,00 (uma no ato da inscrição, por depósito bancário e mais quatro com cheques pré-datados, a serem entregues no primeiro dia de curso),

Incluído no valor do curso:

  • 1 Apostila
  • 1 CD
  • Envio de textos e apresentações do PowerPoint de fundamentação da

proposta.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Comments are closed.