Cursos Regulares

Cursos Regulares 2º semestre de 2018

Formação e atualização de professores

Informações e inscrições: enny.parejo@gmail.com

Ou com Danielle Bambace (11)99896 4468 (WhatsApp)

Local dos encontros

ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo – Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Musicalização para bebês

Com Enny Parejo.

A música permite ao bebê comunicar-se

com as pessoas e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue

às maravilhosas interações

que teremos com ele

em sua tenra infância.

A música e as brincadeiras criarão

uma cumplicidade afetiva…

O bebê desenvolverá autoestima,

autoconfiança e conquistará

facilmente seu lugar na vida social.

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e estimulação musical de bebês; fundamentar a atividade de musicalização nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.

Dirigido a: professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Datas e horários: 11 e 25/08; 29/09;  27/10 e 24/11, sábados, das 14h30 às 18h30.

Carga horária total: 20 horas com certificado

Conteúdos:

  • O bebê e a música: aspectos neurológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil – literatura especializada;
  • A atitude do professor: observação, interação e comunicação;
  • A estimulação multissensorial do bebê: auditiva, visual, tátil e motora;
  • A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento afetivo do bebê;
  • Sugestões para a organização das aulas de música e do currículo em projetos e aulas temáticas;
  • A conscientização de mamães, babás e acompanhantes para atuar musicalmente com o bebê.

Investimento: R$ 520,00

Formas de pagamento:

  • À vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 468,00
  • Parcelamento no cartão em até 5 vezes pelo Pagseguro (a solicitação de pagamento será enviada por email, após o recebimento da ficha de inscrição).

Incluído no valor do curso:

  • 1 Apostila
  • 1 CD
  • Envio de textos descritivos das atividades e das apresentações do PowerPoint

que fundamentam a proposta.

Professora: Enny Parejo

Didática da Iniciação Musical

ideias e estratégias para musicalizar na faixa etária de 3 a 11 anos
Com Enny Parejo.

Este curso tem por objetivos apresentar a proposta didática de Iniciação e Sensibilização Musical (ISM), proporcionar aos participantes vivências práticas e reflexivas norteadoras para as aulas de música; orientar o caminho didático da iniciação musical infantil, na faixa etária dos 03 aos 11 anos; discutir sobre a escolha de conteúdos e repertórios significativos para as aulas; oferecer parâmetros para a elaboração de projetos temáticos; e ainda, refletir sobre um novo paradigma filosófico possível para fundamentar as ações em Educação Musical, com base nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

?

Por muitos anos, a Educação Musical se caracterizou pelo excesso de racionalismo e pelo tecnicismo das práticas, muitos dos problemas enfrentados por aqueles que ensinam música na atualidade, decorrem dessa visão reducionista do processo de educar. É necessário compreender o aluno e o próprio processo de educar numa perspectiva multidimensional, equilibrando teoria e prática, razão e sensibilidade, técnica e criatividade.

?

A dinâmica do curso acontecerá por meio de temas e projetos temáticos que serão desenvolvidos e um ou dois encontros de quatro horas, a depender da quantidade de estratégias a vivenciar.

Dirigido a: Educadores musicais; professores de Música e Educação Artística; professores de creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental (com conhecimentos mínimos de música); estudantes de Música, Educação Artística e Pedagogia e demais interessados em música como um caminho para o desenvolvimento humano.

Datas e Horários: Encontros aos domingos, das 9h00 às 13h00, nas seguintes datas: 12 e 26/08; 30/09; 28/10; 25/11 e 02/12.

Carga horária total: 24 horas com certificado

Investimento: $ 630,00

?

Formas de pagamento:

  • À vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 567,00
  • Parcelamento no cartão em até 5 vezes pelo Pagseguro (a solicitação de pagamento será enviada por email, após o recebimento da ficha de inscrição).

Incluído no valor do curso: Textos de fundamentação, textos descritivos de atividades, áudios e apresentações do Power Point.

Professora: Enny Parejo

Detalhamento dos conteúdos previstos:

  • 12/08/2018: Apresentação da Metodologia de Iniciação e Sensibilização Musical (ISM)

Teoria: Pressupostos filosóficos e metodológicos de ISM. O processo de Escuta Musical e audioanálise proposto por Rolf Gelewski.

Prática: vivência das etapas de audição propostas por R. Gelewski em seu método Estruturas Sonoras. Aplicabilidades lúdicas ao processo de Educação Musical. Escuta e expressão pelo movimento. Criação de história e coreografia.

  • 26/08/2018: O Projeto Estorinhas Para Ouvir

Teoria: Apresentação da proposta de Estorinhas para Ouvir: uma introdução ao processo de interiorização. Escuta musical e Autoconhecimento. Fundamentação sobre a importância da Escuta Musical. Criação de novas estorinhas e estratégias para a interiorização musical, por parte dos participantes.

Prática: Preparação mental e corporal do professor e do aluno para viver processos de interiorização e expressão. Vivências criativas a partir da Estória da Estrelinha. Imersão sonora e integração de linguagens.

  • 30/09 e 28/10/2018: Dimensões do projeto didático

Teoria: Elaboração de projetos didáticos e aulas temáticas com o objetivo de ensinar música de forma sistêmica e integrada. Dimensões a considerar na perspectiva de ISM: Interiorização, Vivência Corporal , Expressão e Criação, Treinamento Auditivo e Teoria, Apreciação, Interação.

Prática: a estorinha “Lá no fundo do mar” como geradora de um projeto multidimensional de trabalho. Vivência prática de todas as atividades propostas para este projeto, ilustrando as citadas dimensões.

  • 25/11/2018: Projetos temáticos sugeridos

Teoria: levantamento pelos participantes de temas de interesse para a Educação Musical Infantil. Ilustração do processo de elaborar projetos a partir dos temas sugeridos.

Compartilhamento de ideias para o desenvolvimento coletivo de um projeto de trabalho, considerando-se as dimensões estudadas anteriormente.

Prática: vivência de um dos projetos estruturados pelo grupo.

  • 02/12/2018: Conteúdos possíveis para uma Educação Musical multidimensional.

Reflexões sobre a própria prática curricular. Os conteúdos da Educação musical: reflexões entre os participantes. A proposta de conteúdos de ISM para o ensino da música. Uma matriz de conteúdos para o ensino da música.

Corpo e Movimento na Educação

com Melina Sanchez

Por meio de práticas corporais lúdicas, sensíveis e criativas, este curso teórico prático tem como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes para ampliar a percepção de si e de seus alunos. Para isso, promove a exploração de movimentos em práticas individuais e coletivas, envolvendo apropriação do uso do espaço e de diferentes materiais em diálogo com a linguagem musical.

OBJETIVOS

  • Sensibilizar educadores para escuta, percepção e expressividade do seu próprio corpo e dos corpos de seus alunos;
  • Proporcionar vivências e reflexões relacionadas à linguagem do movimento tendo em vista aplicabilidade em contexto escolar;
  • Apresentar princípios básicos de organização corporal e técnicas de massagem;
  • Apresentar conceitos chave da coreologia (estudo e análise do movimento) – corpo, espaço e dinâmicas (expressividade) – aplicados à educação;
  • Promover compartilhamento de ideias, práticas e projetos relacionados ao tema do curso.

CONTEÚDOS

  • Introdução à Coreologia (estudo e análise do movimento desenvolvido por Rudolf Laban);
  • Práticas corporais expressivas e suas contribuições para a formação global – cultural, social, cognitiva, motora da criança/ adolescente/ adulto;
  • Atividades lúdicas e criativas de dança;
  • Brincadeiras de roda e jogos de mão;
  • Princípios básicos de alinhamento corporal e técnicas de massagem.

Dirigido a: professores e estudantes de música, dança, pedagogia, educação física, terapeutas e demais interessados.

Datas e horários: sábados mensais (setembro-dezembro) – das 14:00 às 19:00 – 01/09, 06/10, 10/11 e 01/12.

?

Carga horária total: 25 horas (20 horas presenciais + 5 horas de leituras e estudos) com certificado

Investimento: R$500

?

Formas de pagamento:

  • À vista no ato da inscrição (por depósito bancário)
  • Parcelamento no cartão em até 5 vezes pelo Pagseguro (a solicitação de pagamento será enviada por email, após o recebimento da ficha de inscrição).

Professora: Melina Sanchez

Comments are closed.