Cursos Regulares

Atelier Musical Enny Parejo

Cursos de formação e atualização para professores

Musicalização para bebês

Iniciação musical infantil

Curso de Piano (iniciação)

Local das aulas: ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo

Próximo ao Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Informações e inscrições:

enny.parejo@gmail.com

Enny Parejo

raquelbragasantos@hotmail.com

Raquel Braga
Assistente da Profª Drª Enny Parejo.
(11)94167-9001 (whatsapp)

Vivências musicais para bebês

Propostas para a estimulação e interação por meio da música

Este curso se propõe a abrir um espaço qualitativo e delicado de convivência para o bebê e a mamãe, ou seu acompanhante, por meio de estratégias musicais.

Bebês são pequenos seres totalmente preparados para a música. Você sabia?

A música pode acalmar o bebê…

Pesquisas comprovam que o canto materno pode diminuir sensivelmente os níveis de estresse do bebê.  Canto e toque corporal associados constituem para ele uma poderosa experiência de prazer e tranquilidade.

A música ajuda a desenvolver o bebê…

Cérebros de bebês e crianças que ouvem música são diferentes; a música propicia  a criação de novas sinapses e circuitos neuronais que influirão em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e no desempenho de muitas atividades ao longo da vida.

A música permite ao bebê comunicar-se com os familiares e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue às interações que teremos com ele em tenra idade, desenvolverá autoestima, autoconfiança e conquistará facilmente seu lugar na vida social.

Conteúdos

  • Acolhida do bebê – um momento alegre com canções que citam o nome do bebê;
  • Estimulação auditiva – apresentação de fontes sonoras e instrumentos musicais interessantes;
    • Imersão musical – produção de atmosferas sonoras, coletivamente, para a imersão sensorial do bebê;
    • Canções, parlendas e dedoches para brincar e interagir diretamente com o bebê;
    • Estimulação tátil – toques sutis e canções para massagear
    • Estimulação cinestésica – embalar, balançar, articular, mover o corpo do bebê; jogos em movimento (no colo da mamãe) por meio dos quais se aguça a percepção rítmica.
    • Estimulação multissensorial – junção de experiências sensórias de diferentes sentidos para estimular o bebê.
    • Consciência da importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do bebê;
    • Conversas para trocar ideias, atualizar e conscientizar mamães, papais, babás e acompanhantes sobre aspectos diversos da música na vida do bebê;
    • Relaxamento – canções para embalar, tocar e acalentar o bebê.

Dirigido a: bebês, mamães, papais ou outros acompanhantes.

Datas e horários:

Módulo I – Bebês de 0 a 6 meses (sem locomoção):

4ªs feiras, das 10h30 as 11h30; ou 4ªs feiras das 16h00 as 17h00

Quantidade de aulas no semestre: 17 aulas

Datas das aulas:

4ªs feiras – 08, 15, 22 e 29/03; 05, 12, 19 e 26/04; 03, 10, 17, 24 e 31/05; 07, 14, 21 e 28/06

Investimento semestral: $ 850,00

Formas de pagamento:

A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 800,00, ou,

  • 4 parcelas de $ 215,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 170,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Obs.: os cheques serão devolvidos, se por motivo relevante, houver desistência ao longo do semestre.

Incluído no valor do curso:

  • Textos impressos ou enviados por email sobre pesquisas e outras informações referentes aos bebês;
  • Letras de canções e parlendas, impressas ou enviadas por email;
  • MP3 de músicas para a sensibilização musical do bebê;
  • CD ao final do semestre com o repertório trabalhado.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Iniciação Musical Infantil

propostas criativas para aprender e brincar com músic

O curso de Iniciação Musical Infantil pretende ser um espaço para vivências musicais lúdicas e criativas com potencial para sensibilizar a criança ao ambiente sonoro e à música, tanto quanto estimular o prazer de ouvir, conhecer e fazer música.

Na finalidade de realizar tais potenciais musicais serão tratados ao longo do curso os seguintes temas:

  • Escuta Musical – neste tema a criança desenvolverá atitudes requeridas para ouvir que são importantes para todas as áreas da vida: silêncio, atenção, concentração e análise crítica, entre outras.
  • Expressão musical – por meio do movimento expressivo, da voz, dos instrumentos musicais e das diversas fontes sonoras, assim como do uso da imaginação, a criança descobrirá o mundo da linguagem musical de formas atraentes.
  • Atelier de canções e brincadeiras tradicionais do Brasil – neste tópico pretende-se resgatar a cultura tradicional da infância em sua enorme riqueza de temas, ritmos, melodias e histórias.
  • Explorações e criações sonoras – neste tema a criança terá a oportunidade de criar, descobrir, improvisar e organizar os sons em produções sonoras de sua autoria.
  • Apreciação musical – este tema traz a possibilidade de vivenciar e apreciar com mais consciência repertórios diversos, tradicionais, eruditos, populares do Brasil e de outras partes do mundo. A cada semestre se terá um novo projeto.

Dirigido a: crianças na faixa etária de 3 a 4 anos

Datas e horários:

Módulo I – Crianças de 3 a 4 anos –  4ªs feiras, das 9h00 as 10h20, ou

4ªs feiras, das 14h30 as 15h50

Quantidade de aulas no semestre: 17 aulas

Datas das aulas:

4ªs feiras – 08, 15, 22 e 29/03; 05, 12, 19 e 26/04; 03, 10, 17, 24 e 31/05; 07, 14, 21 e 28/06

Investimento semestral: $ 1.000,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 940,00 ou,
  • 4 parcelas de $ 250,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 200,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Obs.: os cheques serão devolvidos, se por motivo relevante, houver desistência ao longo do semestre.

Incluído no valor do curso:

  • Materiais didáticos impressos que serão eventualmente utilizados.
  • Disponibilização de MP3 para eventuais tarefinhas a realizar em casa.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Curso de Piano Iniciação

uma introdução criativa ao piano clássico e popular

O curso de Piano Iniciação oferecido pelo Atelier Musical Enny Parejo tem as seguintes propostas:

  • Introduzir o aluno ao instrumento de forma saborosa e flexível;
  • Estimular o aluno a utilizar o instrumento como um meio de expressão pessoal;
  • Possibilitar o contato com técnicas e repertórios da música clássica, assim como da música popular, evitando uma dependência excessiva da partitura.

Conteúdos

  • Respiração, relaxamento e postura ao instrumento;
  • Atividades lúdicas envolvendo o movimento e a coordenação motora;
  • Improvisação e criações sonoras;
  • Técnica elementar do instrumento;
  • Repertório clássico tradicional;
  • Repertório de música popular e leitura de cifras;
  • Aprender a “tirar músicas” de ouvido.

Dirigido a: todas as faixas etárias (crianças a partir de 7 anos)

Duração da aula: 1 hora por semana

Datas e horários: a combinar, segundo a disponibilidade.

Quantidade de aulas no semestre: 15 a 18 aulas, dependendo do dia da semana

Investimento semestral: $ 1.530,00 (base de cálculo por 17 aulas)

Formas de pagamento:

A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 1.440,00 ou,

  • 4 parcelas de $ 382,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 306,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Incluído no valor do curso:

  • Materiais didáticos impressos que serão utilizados.
  • Disponibilização de MP3 para eventuais tarefas a realizar em casa.

Professora: Enny Parejo

Atelier Musical Enny Parejo

Cursos de formação e atualização para professores

Musicalização para bebês

Iniciação musical infantil

Curso de Piano (iniciação)

Local das aulas: ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo

Próximo ao Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Informações e inscrições:

enny.parejo@gmail.com

Enny Parejo

raquelbragasantos@hotmail.com

Raquel Braga
Assistente da Profª Drª Enny Parejo.
(11)94167-9001 (whatsapp)

Vivências musicais para bebês

propostas para a estimulação e interação por meio da música

Este curso se propõe a abrir um espaço qualitativo e delicado de convivência para o bebê e a mamãe, ou seu acompanhante, por meio de estratégias musicais.

Bebês são pequenos seres totalmente preparados para a música. Você sabia?

A música pode acalmar o bebê…

Pesquisas comprovam que o canto materno pode diminuir sensivelmente os níveis de estresse do bebê.  Canto e toque corporal associados constituem para ele uma poderosa experiência de prazer e tranquilidade.

A música ajuda a desenvolver o bebê…

Cérebros de bebês e crianças que ouvem música são diferentes; a música propicia  a criação de novas sinapses e circuitos neuronais que influirão em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e no desempenho de muitas atividades ao longo da vida.

A música permite ao bebê comunicar-se com os familiares e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue às interações que teremos com ele em tenra idade, desenvolverá autoestima, autoconfiança e conquistará facilmente seu lugar na vida social.

Conteúdos

  • Acolhida do bebê – um momento alegre com canções que citam o nome do bebê;
  • Estimulação auditiva – apresentação de fontes sonoras e instrumentos musicais interessantes;
    • Imersão musical – produção de atmosferas sonoras, coletivamente, para a imersão sensorial do bebê;
    • Canções, parlendas e dedoches para brincar e interagir diretamente com o bebê;
    • Estimulação tátil – toques sutis e canções para massagear
    • Estimulação cinestésica – embalar, balançar, articular, mover o corpo do bebê; jogos em movimento (no colo da mamãe) por meio dos quais se aguça a percepção rítmica.
    • Estimulação multissensorial – junção de experiências sensórias de diferentes sentidos para estimular o bebê.
    • Consciência da importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do bebê;
    • Conversas para trocar ideias, atualizar e conscientizar mamães, papais, babás e acompanhantes sobre aspectos diversos da música na vida do bebê;
    • Relaxamento – canções para embalar, tocar e acalentar o bebê.

Dirigido a: bebês, mamães, papais ou outros acompanhantes.

Datas e horários:

Módulo I – Bebês de 0 a 6 meses (sem locomoção):

4ªs feiras, das 10h30 as 11h30; ou 4ªs feiras das 16h00 as 17h00

Quantidade de aulas no semestre: 17 aulas

Datas das aulas:

4ªs feiras – 08, 15, 22 e 29/03; 05, 12, 19 e 26/04; 03, 10, 17, 24 e 31/05; 07, 14, 21 e 28/06

Investimento semestral: $ 850,00

Formas de pagamento:

A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 800,00, ou,

  • 4 parcelas de $ 215,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 170,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Obs.: os cheques serão devolvidos, se por motivo relevante, houver desistência ao longo do semestre.

Incluído no valor do curso:

  • Textos impressos ou enviados por email sobre pesquisas e outras informações referentes aos bebês;
  • Letras de canções e parlendas, impressas ou enviadas por email;
  • MP3 de músicas para a sensibilização musical do bebê;
  • CD ao final do semestre com o repertório trabalhado.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Iniciação Musical Infantil

propostas criativas para aprender e brincar com música

O curso de Iniciação Musical Infantil pretende ser um espaço para vivências musicais lúdicas e criativas com potencial para sensibilizar a criança ao ambiente sonoro e à música, tanto quanto estimular o prazer de ouvir, conhecer e fazer música.

Na finalidade de realizar tais potenciais musicais serão tratados ao longo do curso os seguintes temas:

  • Escuta Musical – neste tema a criança desenvolverá atitudes requeridas para ouvir que são importantes para todas as áreas da vida: silêncio, atenção, concentração e análise crítica, entre outras.
  • Expressão musical – por meio do movimento expressivo, da voz, dos instrumentos musicais e das diversas fontes sonoras, assim como do uso da imaginação, a criança descobrirá o mundo da linguagem musical de formas atraentes.
  • Atelier de canções e brincadeiras tradicionais do Brasil – neste tópico pretende-se resgatar a cultura tradicional da infância em sua enorme riqueza de temas, ritmos, melodias e histórias.
  • Explorações e criações sonoras – neste tema a criança terá a oportunidade de criar, descobrir, improvisar e organizar os sons em produções sonoras de sua autoria.
  • Apreciação musical – este tema traz a possibilidade de vivenciar e apreciar com mais consciência repertórios diversos, tradicionais, eruditos, populares do Brasil e de outras partes do mundo. A cada semestre se terá um novo projeto.

Dirigido a: crianças na faixa etária de 3 a 4 anos

Datas e horários:

Módulo I – Crianças de 3 a 4 anos –  4ªs feiras, das 9h00 as 10h20, ou

4ªs feiras, das 14h30 as 15h50

Quantidade de aulas no semestre: 17 aulas

Datas das aulas:

4ªs feiras – 08, 15, 22 e 29/03; 05, 12, 19 e 26/04; 03, 10, 17, 24 e 31/05; 07, 14, 21 e 28/06

Investimento semestral: $ 1.000,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 940,00 ou,
  • 4 parcelas de $ 250,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 200,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Obs.: os cheques serão devolvidos, se por motivo relevante, houver desistência ao longo do semestre.

Incluído no valor do curso:

  • Materiais didáticos impressos que serão eventualmente utilizados.
  • Disponibilização de MP3 para eventuais tarefinhas a realizar em casa.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Curso de Piano Iniciação

uma introdução criativa ao piano clássico e popular

O curso de Piano Iniciação oferecido pelo Atelier Musical Enny Parejo tem as seguintes propostas:

  • Introduzir o aluno ao instrumento de forma saborosa e flexível;
  • Estimular o aluno a utilizar o instrumento como um meio de expressão pessoal;
  • Possibilitar o contato com técnicas e repertórios da música clássica, assim como da música popular, evitando uma dependência excessiva da partitura.

Conteúdos

  • Respiração, relaxamento e postura ao instrumento;
  • Atividades lúdicas envolvendo o movimento e a coordenação motora;
  • Improvisação e criações sonoras;
  • Técnica elementar do instrumento;
  • Repertório clássico tradicional;
  • Repertório de música popular e leitura de cifras;
  • Aprender a “tirar músicas” de ouvido.

Dirigido a: todas as faixas etárias (crianças a partir de 7 anos)

Duração da aula: 1 hora por semana

Datas e horários: a combinar, segundo a disponibilidade.

Quantidade de aulas no semestre: 15 a 18 aulas, dependendo do dia da semana

Investimento semestral: $ 1.530,00 (base de cálculo por 17 aulas)

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 1.440,00 ou,
  • 4 parcelas de $ 382,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula), ou
  • 5 parcelas de $ 306,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 4 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula).

Incluído no valor do curso:

  • Materiais didáticos impressos que serão utilizados.
  • Disponibilização de MP3 para eventuais tarefas a realizar em casa.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

Atelier Musical Enny Parejo

formação e atualização de professores

Local dos encontros

ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo

Próximo ao Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Informações e inscrições: raquelbragasantos@hotmail.com

enny.parejo@gmail.com

Raquel Braga
Assistente da Profª Drª Enny Parejo.
(11)94167-9001 (whatsapp)

VIOLÃO ACOMPANHAMENTO PARA EDUCADORES

Módulo I

O objetivo deste módulo de curso, é instrumentalizar o professor para aulas de iniciação musical, mais lúdicas, criativas e musicais, por meio da presença do Violão como instrumento acompanhador das canções infantis, como fonte sonora muito rica para a exploração com as crianças, e ainda, para a utilização em outros momentos, a exemplo do relaxamento e da narração de histórias. O participante estará apto, em breve tempo, a tocar e cantar canções simples do folclore e da MPB, acompanhando-se ao violão. Não é necessário ter conhecimento musical.

Conteúdos: Postura, técnica de respiração completa (peitoral, intercostal e diafragmática), canções infantis e populares aplicáveis ao processo de musicalização infantil; levadas rítmicas para acompanhamento, acompanhamento em dedilhado (arpejos); leitura rápida de cifras, acorde básicos (maior, menor e com sétima), encadeamentos IV-V-I. Com uma abordagem mais prática, os conceitos teóricos serão abordados no decorrer do repertório.

Dirigido a: Professores e estudantes de música, professores em geral, profissionais de creches, escolas de educação infantil e demais interessados, iniciantes ao violão.

Datas e horários: sábados, quinzenalmente, das 09h00 as 12h00, nas seguintes datas: 04 e 18/03; 01 e 29/04; 06 e 20/05; 03 e 24 /06.

Carga horária total: 24  horas

Investimento: $ 630,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 630,00
  • 2 parcelas de $ 330,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 8 parcelas de $ 86,00 (uma no ato da inscrição e as demais com 7 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Material incluído no preço: Apostila, MP3 das músicas e vídeo aula de reforço pelo WhatsApp.

Ronaldo Dias – Estudou, entre outros, com Ulisses Rocha, Paulo Porto Alegre e Conrado Paulino (Violão), Hans Joachim Koellreutter (Estética, Análise Musical e Contraponto), Sergio  Bizetti  (Percepção e Composição), Cláudio Leal Ferreira (Arranjo e Rearmonização), Roberto Sion (Harmonia e Improvisação) e na I.A.V. – Instituto de Áudio e Vídeo (Gravação, Mixagem e MIDI ). Formou-se Bacharel em violão pela Faculdade Mozarteum (1994).  Pós-Graduado em Arte-educação com especialização nas 4 linguagens: dança, música, teatro e artes-visuais pela USP (2009). Especialista em Educação Musical pela Faculdade Cantareira (2011). Lecionou em diversos conservatórios e escolas de música, entre elas, a U. L. M. (Universidade Livre de Música), Conservatório Musical do Brooklin Paulista e Souza Lima. Atualmente divide seu tempo entre composições, arranjos, gravações, workshops e atividades pedagógicas no Ateliê Musical Ronaldo Dias e no Colégio Albuquerque.

MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS

A música permite ao bebê comunicar-se com as pessoas e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue às interações

que teremos com ele em sua tenra infância.

A música e as brincadeiras criarão uma cumplicidade afetiva…

O bebê desenvolverá autoestima, autoconfiança e conquistará

com facilidade seu lugar na vida social.

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e estimulação musical de bebês; fundamentar a atividade de musicalização nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.

Dirigido a: professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Datas e horários: sábados, encontros mensais, das 9h00 as 13h00, nas seguintes datas: 11/03; 08/04; 13/05; 10/06.

Carga horária total: 16 horas

Conteúdos:

  • O bebê e a música: aspectos neurológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil – literatura especializada;
  • A atitude do professor: observação, interação, improvisação regulada e comunicação;
  • A estimulação multissensorial do bebê: auditiva, visual, tátil e cinestésica;
  • A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do bebê;
  • Estratégias didáticas privilegiadas: canções para tocar o bebê, apresentação de instrumentos e fontes sonoras interessantes, imersão auditiva sensorial;
  • Reflexões sobre a organização das aulas de música e do currículo para essa faixa etária;
  • A preparação e conscientização de mamães, papais, babás e acompanhantes para atuar musicalmente com o bebê.

Investimento: $ 420,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 420,00
  • 2 parcelas de $ 220,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 4 parcelas de $ 115,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Incluído no valor do curso:

  • 1 Apostila
  • 1 CD
  • Envio de textos e apresentações do PowerPoint de fundamentação da proposta.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

ATELIÊ DE MOVIMENTO:

danças circulares na educação

Este workshop tem por objetivo sensibilizar o educador para a escuta de si, do outro e do grupo por meio da prática de danças circulares. O educador participante terá oportunidade de construir um repertório útil para ser desenvolvido em contextos de educação formal e não formal, sempre respeitando limites e habilidades motoras individuais. As danças circulares são recursos que muito contribuem para a congregação e sintonia de grupos de qualquer contexto por conta dos princípios e valores inerentes à esta prática: identidade e diversidade cultural, senso de coletividade, cooperação.

Conteúdos

  • Introdução à história, princípios e valores das Danças Circulares;
  • Princípios de organização corporal;
  • Repertório diversificado de danças circulares.

Dirigido a: professores e estudantes de música, artes, pedagogia e demais interessados que gostem de se movimentar.

Datas e horários: sábados, encontros mensais, das 14h00 as 16h00, nas seguintes datas: 11/03; 08/04; 13/05; 10/06.

Carga horária total: 8 horas

Investimento: $ 208,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 208,00
  • 2 parcelas de $ 109,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 4 parcelas de $ 70,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Incluído no valor do curso: 1 CD com música das danças. Será feito registro e vídeo para ser compartilhado com o grupo.

Professora: Melina Sanchez

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres) e LabanDidática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo). Foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores. Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Como bailarina, foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) por 6 anos. Atualmente é professora do Curso Superior de Música e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e integra o Núcleo de Pesquisa em Coreologia no Instituto Caleidos.

LABAN:

corpo e movimento na educação musical

Este workshop tem por objetivo sensibilizar e desenvolver no educador habilidades expressivas e criativas relacionadas ao movimento, ao corpo e ao espaço. O encontro é feito de práticas corporais acessíveis a todos os corpos nas quais são introduzidos princípios da Coreologia desenvolvida por Rudolf Laban.

Rudolf Laban foi uma figura marcante no movimento expressionista da História da Dança. Este bailarino e coreógrafo desenvolveu um estudo que possibilita a compreensão de elementos que estruturam a linguagem do movimento. Este estudo denominado Coreologia, oferece infinitas contribuições para o educador musical que sente necessidade de desenvolver a expressividade do seu corpo, bem como de fazer um uso mais consciente e criativo dos espaços nos quais atua.

Conteúdos

  • Introdução à Coreologia desenvolvida por Rudolf Laban: corpo, espaço, expressividade;
  • Princípios de organização corporal;
  • Improvisação em dança e composição coreográfica;
  • Corpo cênico X corpo cotidiano;

Dirigido a: professores e estudantes de música, artes, pedagogia e demais interessados que gostem de se movimentar.

Datas e horários: sábados, encontros mensais, das 16h30 as 19h30, nas seguintes datas: 11/03; 08/04; 13/05; 10/06.

Carga horária total: 12 horas

Investimento: $ 312,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 312,00
  • 2 parcelas de $ 163,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 4 parcelas de $ 85,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Incluído no valor do curso: 1 apostila

Melina Sanchez – Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres) e LabanDidática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo). Foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores. Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Como bailarina, foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) por 6 anos. Atualmente é professora do Curso Superior de Música e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e integra o Núcleo de Pesquisa em Coreologia no Instituto Caleidos.

INICIAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL

Módulo I – Escuta Musical e Movimento Expressivo

Na verdade, ouvir é uma atividade do silêncio, uma vivência da concentração, um abandono de si e gesto puro de entrega; portanto, seria necessário silenciar-se e concentrar-se, abandonar seu ego e se entregar para saber ouvir: e quem de nós está tão pronto?

Rolf Gelewski

Um novo paradigma filosófico se anuncia para a Educação Musical, amparado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade, oferecendo-nos a possibilidade de compreender o aluno, a educação e a própria realidade como processos multidimensionais. Por muitos anos, a Educação e a Educação Musical primaram pelo excessivo racionalismo e tecnicismo das práticas, muitos dos problemas enfrentados pela educação na atualidade decorrem dessa visão reducionista do processo de educar. O ser humano tem necessidades amplas que transcendem a simples intelectualidade, ele é também corpo, emoção, sensibilidade, imaginação, entre outras dimensões habitualmente negligenciadas no processo.

O curso pretende apresentar um caminho didático possível e desenvolver práticas didáticas envolvendo a Escuta Musical e a Expressão pelo Movimento, propiciando um leque de possibilidades para o trabalho concreto da linguagem musical, de forma muito divertida e prazerosa para o público infantil. O curso pode orientar o caminho didático a ser traçado por professores iniciantes, bem como enriquecer a prática de profissionais já atuantes que desejem ampliar sua práxis no campo da Educação Musical.  As atividades propostas encontrarão aplicabilidade direta para o público de crianças na faixa etária de 3 a 12 anos, com adaptações possíveis a todas as faixas etárias, a partir de diagnósticos que o participante realize em seu ambiente de trabalho.

Dirigido a: Educadores musicais; professores de Música e Educação Artística; professores de creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental; estudantes de Música, Educação Artística e Pedagogia; pais carinhosos e demais interessados em música como um caminho para o desenvolvimento humano.

Conteúdos:

Escuta Musical

  • Sensibilização à recepção sonora através da escuta musical sensível: relaxamento, recepção, concentração;
  • Trabalho do imaginário: uso de imagens sugestivas no trabalho de escuta musical;
  • Relação música/ movimento: percepção das forças afetivas do discurso musical; representação destas em movimentos, cenas, histórias e outras brincadeiras coletivas;
  • Conhecimento, reconhecimento auditivo e corporificação de elementos formais e estruturais da linguagem musical;
  • e elementos formais da música: motivo melódico, frase, formas musicais básicas;
  • Percepção e corporificação de elementos estruturais da música: parâmetros sonoros, elementos rítmicos e melódicos, texturas;

Corpo

  • Respiração, alongamento, consciência corporal, Yoga para crianças, relaxamento;
  • Sensibilização ao toque e à relação corporal e afetiva entre as crianças e entre professor e crianças;
  • Pesquisa do movimento corporal expressivo e plástico, individual e coletivamente;
  • Improvisações e criações coletivas em movimento.

Espaço

  • Percepção do espaço
  • Formas expressivas de locomoção
  • Criação de movimentos nos diversos níveis espaciais (baixo, médio e alto)
  • Jogos espaciais com música

Temas Teóricos

  • A Escuta musical como princípio gerador da Educação Musical;
  • Pensamento complexo como metáfora para compreender o processo da Educação Musical;
  • O ser humano multidimensional: corpo, razão e emoção na educação;
  • Em guarda contra a “concepção bancária“ da educação: visões de Paulo Freire.

Datas e horários: domingos, encontros quinzenais, das 9h00 as 13h00, nas seguintes datas: 12 e 26/03; 09 e 30/04; 14 e 28/05; 11 e 25/06.

Obs.: quanto ao dia 14 /05, dia das mães, se poderá conversar com o grupo sobre eventuais impedimentos e encontrar uma forma de conciliar a reposição da aula ou alteração de seu horário.

Carga horária total: 32 horas

Investimento: $ 832,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 832,00
  • 2 parcelas de $ 436,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 8 parcelas de $ 114,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 7 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Incluído no valor do curso:

  • 1 Apostila, 2 CDS, envio de textos e apresentações do Power Point que fundamentam a proposta.

Professoras: Melina Sanchez e Enny Parejo

Melina Sanchez – Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres) e LabanDidática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo). Foi coordenadora pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência, bem como em projetos de educação continuada para professores. Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Como bailarina, foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo) por 6 anos. Atualmente é professora do Curso Superior de Música e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira e integra o Núcleo de Pesquisa em Coreologia

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.

INTRODUÇÃO À PRÁTICA INSTRUMENTAL ORFF

Creio que em todo homem há algo de artista…

Esse algo pode ser sepultado ou desenvolvido…

Minha meta pedagógica sempre foi

descobrir no homem este artista

escondido e despertá-lo.”

Carl Orff

Este curso tem por objetivo introduzir o participante à técnica elementar dos instrumentos de plaqueta (xilofones e metalofones), avaliar sua aplicabilidade ao processo de musicalização em nossa realidade, e compartilhar ideias para fazer arranjos simples envolvendo esses instrumentos, assim como aos da pequena percussão.

Conteúdos

  • Atividades integrativas de aquecimento;
    • Técnica elementar de baquetas;
    • Técnica elementar dos instrumentos de plaquetas;
    • Noções de manulação e de tessitura dos instrumentos;
    • Técnicas do Schulwerk para a elaboração de arranjos: nota pedal, bordão, ostinato;
    • Aplicação dessas técnicas às canções brasileiras baseadas no encadeamento IV, V, I;
    • Arranjos para a prática de ritmos brasileiros;
    • Modelos de improvisação.

Dirigido a: professores e estudantes de música, educação artística; demais interessados com algum conhecimento de leitura musical.

Datas e horários: sábados, encontros mensais, das 14h30 as 18h30, nas seguintes datas: 25/03, 29/04; 20/05 e 24/06.

Carga horária total: 16 horas

Investimento: $ 420,00

Formas de pagamento:

  • A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): $ 420,00
  • 2 parcelas de $ 220,00 (uma no ato da inscrição, outra para 30 dias com cheque pré-datado, a ser entregue no 1º dia de aula)
  • 4 parcelas de $ 115,00 (uma no ato da inscrição, as demais com 3 cheques pré-datados a serem entregues no 1º dia de aula)

Incluído no valor do curso: 1 apostila

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.

Comments are closed.