Cursos Regulares

Cursos regulares 2018

Formação e atualização de professores

Informações e inscrições: enny.parejo@gmail.com

Ou com Danielle Bambace (11)99896 4468 (WhatsApp)

Local dos encontros

ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO

Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo – Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

Musicalização para Bebês

A música permite à criança comunicar-se

com as pessoas e com o mundo…

O bebê estará totalmente entregue

às maravilhosas interações

que teremos com ele em sua tenra infância.

A música e as brincadeiras criarão uma

cumplicidade afetiva…

O bebê desenvolverá autoestima,

autoconfiança e conquistará

facilmente seu lugar na vida social.

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e

estimulação musical de bebês, na faixa etária de 0 a 3 anos; fundamentar a atividade de musicalizar

nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações

inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções,

livros, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da

música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.

Dirigido a: professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais

de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Conteúdos:

? O bebê e a música: aspectos neurológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil – literatura

especializada;

? A atitude do professor: observação, interação e comunicação;

? A estimulação sensorial e multissensorial do bebê: visual, auditiva, tátil, cinestésica e olfativa.

? A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento afetivo do bebê;

? Estratégias didáticas privilegiadas: imersão sensorial, canções para tocar e massagear,

estimulação multissensorial, apresentação de instrumentos e fontes sonoras interessantes,

entre outras;

? Estruturação integrada de momentos da aula em aulas e projetos temáticos: 1. Acolhida, 2.

Apresentação de instrumentos e fontes sonoras, 3. Imersão sonora, 4. Despertar corporal, 5.

Estimulação multissensorial, 6. Estimulação para o movimento, 7. Imersão cultural, 8.

Relaxamento.

? Conscientização de mamães, babás, acompanhantes e professoras de sala sobre os benefícios

da estimulação musical em tenra infância.

Datas e horários: 17/02; 17/03; 14/04; 19/05; 09/06; sábados das 9h às 13h.

Carga horária total: 20 horas

Investimento: R$ 520,00

Formas de pagamento:

? A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 468,00

? Para pagamento com cheque: vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: 1 Apostila, 1 CD, envio por email de textos e apresentações do PowerPoint

de fundamentação da proposta.

Professora: Enny Parejo (Vide curriculum vitae ao final da informação)

Introdução à Prática Instrumental Orff

Creio que em todo homem há algo de artista…

Esse algo pode ser sepultado ou desenvolvido…

Minha meta pedagógica sempre foi

descobrir no homem este artista

escondido e despertá-lo.”

Carl Orff

Este curso tem por objetivo introduzir o participante à técnica elementar dos instrumentos de plaquetas

(xilofones e metalofones), avaliar sua aplicabilidade ao processo de musicalização em nossa realidade, e

compartilhar ideias para fazer arranjos simples envolvendo esses instrumentos, assim como aos da

pequena percussão.

Conteúdos

? Atividades integrativas de aquecimento;

? Técnica elementar de baquetas;

? Técnica elementar dos instrumentos de plaquetas;

? Noções de manulação;

? Técnicas do Schulwerk para a elaboração de arranjos: nota pedal, bordão, ostinato;

? Aplicação dessas técnicas a canções e ritmos brasileiros com base no encadeamento IV, V, I;

? Tessitura dos instrumentos;

? Modelos de improvisação.

Dirigido a: professores e estudantes de música, educação artística; demais interessados com algum

conhecimento de leitura musical.

Datas e Horários: 17/02; 17/03; 14/04; 19/05; 09/06; sábados das 14h30 às 18h30.

Carga horária total: 20 horas

Investimento: R$ 520,00

Formas de pagamento:

? A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 468,00

? Para pagamento com cheque: vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: 1 apostila

Professora: Enny Parejo (Vide curriculum vitae ao final da informação)

Corpo e movimento na educação

Por meio de práticas corporais lúdicas, sensíveis e criativas, este curso teórico prático tem como objetivo

sensibilizar e capacitar os participantes para escuta e percepção de si e de seus alunos. Para isso,

promove a exploração de movimentos em práticas individuais e coletivas, envolvendo apropriação do

uso do espaço e de diferentes materiais em diálogo com a linguagem musical.

Objetivos

? Sensibilizar educadores para escuta, percepção e expressividade do seu próprio corpo e dos corpos

de seus alunos;

? Proporcionar vivências e reflexões relacionadas à linguagem do movimento tendo em vista

aplicabilidade em contexto escolar;

? Apresentar princípios básicos de organização corporal e técnicas de massagem;

? Apresentar conceitos chave da coreologia (estudo e análise do movimento) – corpo, espaço e

dinâmicas (expressividade) – aplicados à educação;

? Promover compartilhamento de ideias, práticas e projetos relacionados ao tema do curso.

Conteúdos:

? Introdução à Coreologia (estudo e análise do movimento desenvolvido por Rudolf Laban );

? Práticas corporais expressivas e suas contribuições para a formação global – cultural, social,

cognitiva, motora da criança/ adolescente/ adulto;

? Atividades lúdicas e criativas de dança;

? Brincadeiras de roda e jogos de mão;

? Princípios básicos de alinhamento corporal e técnicas de massagem.

Metodologia de Trabalho:

? Vivências de atividades lúdicas de dança (repertório, improvisação e composição coreográfica);

? Rodas de conversa para reflexão sobre a prática;

? Apreciação de imagens-vídeos de performances em dança;

? Leitura de textos e discussão de temas relacionados à Dança, Educação e desenvolvimento humano;

? Registro e sistematização das práticas.

Dirigido a: professores e estudantes de dança, música, pedagogia, educação física, terapeutas e demais

interessados.

Datas e horários: 24/02, 24/ 03, 21/04, 26/05 e 23/06, sábados, das 14 h às 19 h .

Carga horária total: 30 horas (25 horas presenciais + 5 horas de leitura e estudos)

Investimento: R$ 500,00

Formas de pagamento:

? A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 450,00

? Para pagamento com cheque: vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: textos de fundamentação das propostas, 1 caderno de anotações, 1 CD com

o repertório de músicas trabalhado, certificado.

Professora: Melina Sanchez

Melina Sanchez – Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia

Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres)

e Laban e Didática da Dança no Caleidos Arte e Ensino (São Paulo). Foi coordenadora pedagógica da

Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado- Teatro Municipal de São Paulo). Na

interface entre Dança e Educação Musical, há 20 anos tem atuado em pesquisa e ensino, bem como em

projetos de educação continuada para professores. Foi professora no curso de Licenciatura em Música

da UFSCar. Como bailarina, foi intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo)

por seis anos. Atualmente é professora do Curso Superior de Música e da Pós-graduação da

Faculdade Cantareira e integra o Núcleo de Pesquisa em Coreologia no Instituto Caleidos.

Didática da Iniciação Musical Infantil

ideias e estratégias para musicalizar na faixa etária de 3 a 10 anos

Este curso tem por objetivos proporcionar ao participante vivências práticas e reflexivas

norteadoras para as aulas de música; orientar o caminho didático da iniciação musical infantil, na faixa

etária dos 03 aos 10 anos; discutir sobre a escolha de conteúdos e repertórios significativos para as

aulas; e ainda, refletir sobre um novo paradigma filosófico possível para fundamentar as ações em

Educação Musical, amparado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade, que oferecem a

possibilidade de compreender o aluno, a educação e a própria realidade como processos

multidimensionais.

Dirigido a: Educadores musicais; professores de Música e Educação Artística; professores de creches,

Educação Infantil e Ensino Fundamental (com conhecimentos mínimos de música); estudantes de

Música, Educação Artística e Pedagogia e demais interessados em música como um caminho para o

desenvolvimento humano.

Professora: Enny Parejo (Vide currículo ao final da informação)

Módulo I – Escuta Musical e Expressão pelo movimento

Temas de trabalho:

Preparação auditiva e corporal do professor. O processo de escuta musical segundo Rolf Gelewski.

Escuta Musical Sensível e imersão sonora. Desenvolvimento de atitudes de escuta: relaxamento,

entrega, atenção, concentração. Estorinhas para ouvir. Jogos espaciais para conscientizar som e silêncio.

Jogos de escuta musical e locomoção expressiva. Pesquisa do movimento expressivo: criações coletivas.

Percepção de elementos formais de linguagem (motivo, frase, período, formas musicais fundamentais).

Percepção de elementos da estrutura musical (parâmetros sonoros, elementos da rítmica e da

melódica). Introdução à apreciação musical. Trabalho do imaginário, da sensibilidade e da criatividade;

O pensamento complexo como base de sustentação para a reflexão sobre o processo da Educação

Musical. O ser humano multidimensional: corpo, razão e emoção na educação. Elaboração de percursos

didáticos para o ensino da música a partir da escuta e do movimento expressivo. Reflexões para a

organização curricular.

Datas e horários: 18/02; 18/03; 15/04; 20/05 e 17/06, domingos, das 9h às 15h.

Uso do tempo: das 9h00 as 12h30 (atividades práticas), com breve intervalo para café; 12h30 às 13h

lanche ou almoço; das 13h às 15h (discussão de textos, assistência a vídeos, atividades de relaxamento e

integração).

Carga horária total: 30 horas

Investimento: R$600,00

Formas de pagamento:

? A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 540,00

? Para pagamento com cheque: vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: apostila, 2 CDs, textos de fundamentação e apresentações do PowerPoint ,

café e lanche que será servido das 12h30 às 13h. Há opções de restaurantes próximos para os que

preferirem uma refeição completa.

Professora: Enny Parejo (Vide curriculum vitae ao final da informação)

Módulo II - Práticas Musicais

Temas de trabalho:

Escuta dos sons ambientais. O conceito de paisagem sonora. Pesquisa e produção sonora: sons

corporais, vocais, instrumentais, de objetos e fontes sonoras. Explorações sonoras, processos criativos e

composição. Discriminação auditiva de sons musicais, ruídos e mesclas. Sonorização de cenas, desenhos

animados, histórias e poesias. Improvisação vocal e instrumental. Modelos de improvisação. Prática

rítmica e instrumental elementar. Criação de notações musicais. Partituração simbólica. Preparação

vocal. Atelier de canções. Canções e suas aplicações didáticas. A educação musical no tempo presente:

práticas e ideias de H. J. Koellreutter, M. Schafer e J. Paynter. Elaboração de percursos didáticos para o

ensino da música a partir de estratégias musicais contemporâneas. Reflexões para a organização

curricular.

Datas e horários: 25/02; 25/03; 22/04; 27/05 e 24/06, domingos, das 9h às 15h.

Uso do tempo: das 9h às 12h30 (atividades práticas), com breve intervalo para café; 12h30 às 13h

lanche ou almoço; das 13h às 15h (discussão de textos, assistência a vídeos, atividades de relaxamento e

integração).

Carga horária total: 30 horas

Investimento: R$600,00

Formas de pagamento:

? A vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 540,00

? Para pagamento com cheque: vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: apostila, áudios, textos de fundamentação e apresentações do PowerPoint ,

café e lanche que será servido das 12h30 às 13h. Há opções de restaurantes próximos para os que

preferirem uma refeição completa.

Professora: Enny Parejo (Vide curriculum vitae ao final da informação)

Módulo III – Introdução à Linguagem Musical Tradicional

Temas de trabalho:

Introdução ao treinamento auditivo, leitura e escrita musical tradicionais. Gráficos sonoros e

partituração simbólica. Desenvolvimento da acuidade auditiva: seriação de aturas, emparelhamento de

timbres, espaço intratonal (atividades propostas por Willems). Parâmetros do som: timbre, intensidade,

altura, duração e densidade. Rítmica musical: ritmos não-métricos e métricos; memória rítmica;

Pulsação; Pulso e Ritmo; Dissociação rítmica; Valores e figuras musicais. Leitura e notação rítmica;

Subdivisão binária e ternária; Células rítmicas e ostinatos; prática e conceito de compasso e fórmula de

compasso.

Melódica musical: Movimento sonoro; Memória melódica; Percepção de Grave e Agudo; a 3ª menor

sol-mi; Escala Pentatônica; Treinamento de automatismos de leitura (ordenações melódicas);

Introdução ao solfejo no bigrama e no endecagrama. Pentacordes e modos naturais. Conceitos da teoria

musical. Práticas vocais, instrumentais e de improvisação para o trabalho da linguagem musical.

Elaboração de percursos didáticos para o ensino do treinamento auditivo, da rítmica e da melódica.

Reflexões para a organização curricular.

Datas e horários: 04/03; 08/04; 06/05; 10/06; 01/07; domingos, das 9h às 15h.

Uso do tempo: das 9h às 12h30 (atividades práticas), com breve intervalo para café; 12h30 às 13h

lanche ou almoço; das 13h às 15h (discussão de textos, assistência a vídeos, atividades de relaxamento e

integração).

Carga horária total: 30 horas

Investimento: R$600,00

Formas de pagamento:

? À vista no ato da inscrição (por depósito bancário): R$ 540,00

? Para pagamento com cheque – vide anexo 4

? Para pagamento com cartão: vide anexo 5

Incluído no valor do curso: apostila (a ser montada ao longo do desenvolvimento das aulas), áudios,

textos de fundamentação e apresentações do PowerPoint , café e lanche que será servido das 12h30 às

13h. Há opções de restaurantes próximos para os que preferirem uma refeição completa.

Professora: Enny Parejo

Enny Parejo – Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade

Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação

em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Autora das obras “Musicalizar – uma proposta

para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar

música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora

da Graduação e da Pós Graduação em Educação Musical da FACULDADE CANTAREIRA, em São Paulo.

Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de

São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e

ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de

outros estados. Dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO.

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