Oficina – Estorinhas para Ouvir

Proposta

As estorinhas para ouvir pretendem contribuir para o resgate de valores que dia-a-dia se perdem em nossa cultura: silêncio, contemplação, observação e o tempo de parar, tão precioso para penetrar a essência de cada coisa. A escuta musical é grande aliada de professores, pais carinhosos e de qualquer pessoa que almeje para nossas crianças uma sólida formação humana; a criança que se aquieta para ouvir música ouvirá também o que dizem os pais, os professores, os colegas e todos que a cercam.

Esta oficina se propõe a apresentar o livro de mesmo nome e oferecer a possibilidade de vivenciar as Estorinhas, bem como sua dinâmica de aplicação, seja como estratégia de relaxamento e concentração, antes de um dia de aula, na educação infantil e ensino fundamental I, ou, simplesmente, como entretenimento qualitativo em casa.

Objetivo

  • Sensibilizar professores, pais e demais profissionais interessados para a aplicabilidade da música como forma de desenvolvimento humano;
  • Apresentar e propiciar a vivência de uma estratégia didática privilegiada para a obtenção de relaxamento, concentração e fruição estética para crianças na faixa etária entre 3 e 10 anos;
  • Contribuir para o resgate de valores humanos.

Conteúdo Programático

  • Sensibilização corporal e auditiva dos participantes;
  • Aspectos expressivos da leitura das estorinhas;

§ Realização da atividade de escuta e de algumas das atividades propostas para vivência das estorinhas: modelagem com massinhas; composição de texto em prosa ou poesia, movimento criativo.

  • Fundamentação da proposta pedagógica de utilização das Estorinhas para Ouvir com apresentação em Power Point sobre a Escuta Musical e o desenvolvimento infantil.

Carga Horária:4 horas

Público-alvo:Pais carinhosos, professores de educação infantil e ensino fundamental, professores de creches, animadores culturais, demais profissionais interessados em música e desenvolvimento humano.

Espaço Necessário:

  • Sala ampla para movimento;
  • Silêncio relativo no ambiente;
  • Solo apropriado para sentar e deitar (madeira, carpete ou matéria plástica);
  • Iluminação natural, de preferência, ou luminária de intensidade regulável;

Material de Apoio :

  • Massinhas para modelar;
  • Folhas de papel sulfite;
  • Canetas ou lápis para todos;
  • Apostila:aproximadamente 7 páginas (cópias para os participantes que não adquirirem o livro)

Equipamentos:

  • Aparelhagem de som (CD) com boa qualidade de amplificação;
  • Computador;

  • Investimento:
    a discutir

Comments are closed.