Oficina – Iniciação e Sensibilização Musical

Escuta musical e expressão pelo movimento

Proposta

Esta oficina tem por objetivos apresentar a metodologia de trabalho de Iniciação e Sensibilização Musical (ISM), por meio da qual se propõe um novo paradigma filosófico possível para a educação musical, baseado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade; conscientizar o professor sobre a importância de conceber o aluno como um ser multidimensionalo que leva à necessidade de incluir no processo de educação musical dimensões tradicionalmente negligenciadas, a exemplo da escuta musical sensível, corpo, movimento e emoção.Utilizar-se-á para tanto o repertório clássico da música ocidental, abrindo-se também a perspectiva para o trabalho com outros repertórios.

Objetivo

  • Apresentar a metodologia de ISM – Iniciação e Sensibilização Musical;
  • Sensibilizar professores, pais e demais profissionais interessados para a aplicabilidade da música como forma de desenvolvimento humano;
  • Propiciar um espaço de trocas entre os participantes.
  • Propiciar a vivência de um processo profundo de escuta musical e de sua contrapartida expressiva, por meio do movimento criativo;
  • Conscientizar o professor sobre a importância de uma atuação expressiva,imaginativa e criativa, frente aos alunos;

Conteúdos

  • Atividades preparatórias: respiração, consciência corporal, escuta musical sensível;
  • O processo de Escuta Musical proposto por Rolf Gelewski;
  • Realização de atividades de escuta e movimento em criações coletivas:jogos espaciais de som e silêncio, locomoção expressiva, percepção de elementos estruturais da música.
  • Trabalho do imaginário, da sensibilidade e da criatividade;
    Fundamentação da proposta pedagógica de ISM com apresentação em Power Point.

Carga Horária:4 horas

Público-alvo: Pais carinhosos, professores de educação infantil e ensino fundamental, professores de creches, animadores culturais, demais profissionais interessados em música e desenvolvimento humano.

Espaço Necessário:

  • Sala ampla para movimento;
  • Silêncio relativo no ambiente;
  • Solo apropriado para sentar e deitar (madeira, carpete ou matéria plástica);
  • Iluminação natural, de preferência, ou luminária de intensidade regulável;

Material de Apoio :

  • Apostila:aproximadamente 7 páginas (cópias para os participantes que não adquirirem a apostila e os CDs do módulo)

Equipamentos:

  • Aparelhagem de som (CD) com boa qualidade de amplificação;
  • Computador;
  • Data show.

Investimento: a discutir

Conheça Também a 

Comments are closed.